Postado em 12/08/2020

Departamento da Settra passa por descontaminação

A ação é medida de reforço na proteção à saúde dos servidores, que trabalham no local.

Departamento da Settra passa por descontaminação

Na manhã desta quarta-feira, 12, equipe da Guarda Municipal (GM), treinada para operação de descontaminação de áreas, realizou procedimento no departamento dos agentes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), na Avenida Brasil, 2.001, ao lado do prédio-sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ação é medida de reforço na proteção à saúde dos servidores, que trabalham no local, contra a covid-19. A descontaminação é processo de redução da carga biológica sobre superfícies, a partir da aplicação de produtos químicos.

“A possibilidade de contribuir no enfrentamento à pandemia foi, prontamente, abraçada pelos integrantes da Guarda. Mesmo sendo a função principal da corporação voltada para a segurança, os servidores se interessaram em conhecer o processo de descontaminação e em assumir a jornada de levá-lo a outros setores”, destacou a comandante da GM, Emilce de Castro. Para se habilitarem, os guardas fizeram curso junto a profissionais do Exército. Desde abril, o trabalho vem sendo feito em apoio ao controle da disseminação do coronavírus na cidade.

Já são 13 os locais em que a equipe realizou a profilaxia química. Além da Settra, a unidade do Corpo de Bombeiros da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), a Câmara Municipal, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e a de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), a Vigilância em Saúde e a sede da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) foram contemplados com a higienização. Somam-se a estes o trabalho feito em conjunto com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) na Delegacia de Polícia Civil, no Colégio Tiradentes e nas unidades dos hospitais Universitário Santa Catariana e Dom Orione e no de Pronto Socorro (HPS).

Todo o trabalho atende aos protocolos de segurança. Macacões, capas, luvas e máscaras são equipamentos de proteção individual obrigatórios. Além do manuseio cuidadoso durante o processo de limpeza, a equipe adota condutas metódicas quanto à própria descontaminação de vestuário e instrumentais, após a atividade.

Fonte: PJF
 
Foto: Divulgação/ PJF