Postado em 13/07/2020

UFJF abre pesquisa para analisar comportamento de idosos durante a pandemia

Objetivo é entender o que a parcela da população com mais de 60 anos está pensando, sentindo e fazendo.

UFJF abre pesquisa para analisar comportamento de idosos durante a pandemia

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com com a Universidade Católica de Brasília (UCB), está realizando uma pesquisa voltada para pessoas com mais de 60 anos. O objetivo principal é entender o que essa parcela da população está pensando, sentindo e fazendo em tempos de pandemia da Covid-19.

Clique aqui para participar.

“Coronavírus e Covid-19: um estudo com idosas e idosos”, já aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, é de responsabilidade dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFJF. Os interessados em participar podem escolher entre responder o questionário de forma online ou via ligação. Não há um prazo final definido. A previsão é de que a pesquisa continuará ativa enquanto a pandemia persistir.

O professor do Departamento de Psicologia da UFJF, Altemir Barbosa, ressalta que, ao lado do ensino e da extensão, a pesquisa forma o tripé de qualquer universidade. “A junção de ética, metodologia e teoria fundamentada justifica por si só a realização de qualquer pesquisa científica. Todavia, deve-se lembrar que é preciso dar voz a alguns grupos, principalmente em momentos críticos como o que estamos vivendo. Podemos aprender muito com vários deles, especialmente com idosos e idosas.”


Fonte: UFJF