Postado em 01/12/2019

Cadastro Nacional de Adoção começa a funcionar: informatizado

Com o sistema, adotar será mais fácil e rápido porque ele interliga todas as Varas de Infância e Juventude do Brasil pelo computador.

Cadastro Nacional de Adoção começa a funcionar: informatizado

Começou a funcionar em todo o Brasil o Cadastro Nacional de Adoção, um serviço informatizado que vai aproximar cinco mil crianças aptas à adoção e mais de 42 mil famílias interessadas em adotar.

Com o sistema, adotar será mais fácil e rápido porque ele interliga todas as Varas de Infância e Juventude do Brasil pelo computador, sem os velhos fichários e livros manuscritos e o trabalho manual que tornavam tudo mais demorado e sujeito a falhas.

O Cadastro Nacional de Adoção poderá rastrear os dados das famílias pretendentes e os das crianças disponíveis para a adoção. Tudo atualizado diariamente e com sigiloso, apenas para conhecimento da Justiça.

Crianças mais velhas

Hoje, quase 98% das famílias querem crianças com até 10 anos. O novo modelo é uma esperança para as mais velhas, que agora tem o Brasil inteiro na busca por uma nova família.

“Uma criança que esteja apta a ser adotada hoje no estado do Rio Grande do Sul, um adolescente de 14 anos, e não tenha ali nenhum interessado por aquele perfil de adolescente. Tem um interessado no Amazonas. O sistema, automaticamente, vai ter como fazer com que tudo isso converse e o juiz da Infância do Rio Grande do Sul vai ser avisado de que, no Amazonas, tem um interessado com tais características, endereço e tal para que a vara possa entrar em contato com esse interessado para que ele venha a começar o processo de aproximação e de adoção daquele adolescente”, explicou o juiz da Infância e da Juventude Iberê de Castro Dias ao JN.

A fonoaudióloga Thais Inocêncio Pires e o marido vão começar agora o processo de adoção. O novo cadastro pode facilitar o encontro do filho que eles estão procurando, um menino de até 4 anos.

“Eu acho que tende a ser um pouco mais rápido. A atualização do cadastro é muito interessante, a nova. Ajudou para eles e vai ajudar para a gente que vai entrar na fila”, disse Thais.


Com informações do JN

Fonte: Só Notícia Boa

Concursos

País tem quase 17 mil vagas abertas em 150 concursos públicos


Pelo menos 150 órgãos estão com inscrições abertas em todo o país para preencher quase 17 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade. Nesta segunda-feira (25), 11 órgãos abriram inscrições. O maior concurso é o da prefeitura de Potim, em São Paulo. São oferecidas 127 vagas. Veja a lista completa de concursos

Secretário escolar – PJF divulga lista de convocados para contratação


A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, nesta quinta-feira (7), a primeira lista de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de Secretário escolar, para atuar na rede municipal.

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES