Postado em 07/11/2019

Bolsonaro festeja resultado de leilão de excedentes da cessão onerosa

Mesmo sem a licitação de duas das quatro áreas, o leilão teve a maior arrecadação da história dos certames promovidos pela ANP.

Bolsonaro festeja resultado de leilão de excedentes da cessão onerosa

O presidente Jair Bolsonaro comemorou hoje (7) o leilão dos excedentes da cessão onerosa do pré-sal e disse que, apesar da arrecadação ter sido menor que a prevista, foi o maior leilão já realizado na indústria do petróleo.

"Arrecadou menos porque metade das áreas não teve oferta. Segundo a nossa equipe, ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, o próprio [ministro da Economia] Paulo Guedes, foi o maior leilão do mundo até o momento", disse ao deixar o Palácio da Alvorada.

O leilão do excedente do volume de petróleo e gás que a União cedeu à Petrobras, realizado ontem (6), no Rio de Janeiro, teve uma arrecadação de R$ 69,960 bilhões em bônus de assinatura. A previsão era de até R$ 106,5 bilhões, mas dois dos quatro blocos não receberam ofertas das 14 empresas habilitadas a participar.

Mesmo sem a licitação de duas das quatro áreas, o leilão teve a maior arrecadação da história dos certames promovidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A arrecadação de bônus de assinatura é a maior de todos os outros leilões já realizados pela agência reguladora, somados.

Na avaliação de Bolsonaro, é preciso ainda aproveitar o interesse do mercado nesse tipo de energia, já que o mundo caminha para a diversificação da matriz energética.

“Não adianta ter petróleo embaixo da terra e não ter como explorá-lo. E vocês devem estar sabendo que essa matriz que vem do fundo da terra a tendência é ir diminuindo porque outras fontes de energia vão aparecendo no mundo", afirmou.

Reforma administrativa

O presidente afirmou ainda que a proposta de reforma administrativa do governo deve ser encaminhada ao Congresso na próxima terça-feira (12).

Essa proposta deve reduzir o número de cargos intermediários e mudar a estabilidade de novos concursados para o serviço público.

“Pedimos mais uma semana [para a elaboração do texto], foi muita boa notícia essa semana. Temos que mandá-la pra lá com a menor quantidade possível de arestas”, explicou.

Na última terça-feira (5), o governo entregou ao Senado três propostas de Emenda à Constituição (PECs) – do Pacto Federativo, da Desvinculação dos Fundos e da Emergência Fiscal. Já a reforma administrativa vai para a Câmara, assim como o Projeto de Lei das Privatizações. E a PEC da Reforma Tributária será examinada por uma comissão mista.

O pacote de medidas, apelidado pelo Executivo de “Plano Mais Brasil”, abrange a organização do Estado e do serviço público; altera regras e obrigações relacionadas ao orçamento público e reconfigura as formas de repartição de recursos entre União, estados e municípios.


Fonte: Agência Brasil

Concursos

Secretário escolar – PJF divulga lista de convocados para contratação


A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, nesta quinta-feira (7), a primeira lista de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de Secretário escolar, para atuar na rede municipal.

Concurso para Hospital Universitário da UFJF tem 35 vagas diretas mais cadastro reserva


O cargo com maior número de oportunidades é o de Técnico em Enfermagem com 17 vagas.

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES