Postado em 03/11/2019

‘Fone de ouvido’ que trata depressão está à venda: aprovado clinicamente

O dispositivo, para fazer o tratamento em casa, usa pequenos estímulos elétricos que estimulam a atividade na parte do cérebro responsável pela emoção, personalidade e tomada de decisão.

‘Fone de ouvido’ que trata depressão está à venda: aprovado clinicamente

Um espécie de ‘fone de ouvido’ que estimula o cérebro com eletricidade para tratar a depressão, aprovado clinicamente no Reino Unido, já está à venda na Europa, informou o DailyMail. (vídeo abaixo)

O dispositivo, para fazer o tratamento em casa, usa pequenos estímulos elétricos que estimulam a atividade na parte do cérebro responsável pela emoção, personalidade e tomada de decisão.

Ele age em uma área logo atrás da testa, conhecida como córtex pré-frontal. As pessoas deprimidas costumam ter menor atividade no lado esquerdo desta área e maior atividade no lado direito.

Reequilibra o cérebro

Pesquisadores da Flow Neuroscience afirmam que o fone de ouvido reequilibra essa atividade cerebral. Os usuários devem usar o aparelho por meia hora, todos os dias durante seis semanas.

As técnicas de estimulação cerebral mostraram-se promissoras no tratamento da depressão em ambientes clínicos, em vários estudos.

Ela é diferente da terapia de eletrochoque usada em hospitais psiquiátricos nos tempos vitorianos, mas segue os mesmos princípios gerais.

Uma a cada dez pessoas sofre de depressão em algum momento da vida.

Eficácia

O aparelho é o primeiro do tipo aprovado no Reino Unido.

Dois estudos recentes publicados no New England Journal of Medicine e no British Journal of Psychiatry mostraram que o tDCS teve efeitos semelhantes aos antidepressivos.

Pesquisadores da Flow Neuroscience incorporaram a técnica médica em seus fones de ouvido e afirmam que ela corrige desequilíbrios no cérebro.

O fone envia correntes baixas para áreas específicas do cérebro de pacientes deprimidos.

Esses choques imperceptíveis encorajam as conexões neurais do cérebro a se tornarem menos rígidas.

Isso ajuda a formar novas e diferentes conexões neurais vistas em cérebros saudáveis.

Bem estar

Ele também vem com um aplicativo de terapia virtual que incentiva os usuários a comer e dormir melhor, se exercitar e meditar.

Daniel Mansson, psicólogo clínico e executivo-chefe da Flow, disse que o dispositivo é destinado a pessoas com depressão clínica que foram diagnosticadas.

Ele diz que o British Standards Institute, o órgão regulador que o aprovou para uso, levou isso em consideração.

Vendas

O dispositivo está sendo lançado em várias clínicas no Reino Unido hoje e pode ser comprado on-line.

O gadget portátil custa 399 libras esterlinas, pouco mais de 2 mil reais, ou seja, menos do que um telefone celular.

Ele é o primeiro do tipo aprovado clinicamente no Reino Unido, segundo a fabricante, Flow Neurosciense.

A empresa pretende vender o aparelho em outros o países em breve.

Veja como funciona:




Com informações do Daily Mail

Fonte: Só Notícia Boa

Concursos

Secretário escolar – PJF divulga lista de convocados para contratação


A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, nesta quinta-feira (7), a primeira lista de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de Secretário escolar, para atuar na rede municipal.

Concurso para Hospital Universitário da UFJF tem 35 vagas diretas mais cadastro reserva


O cargo com maior número de oportunidades é o de Técnico em Enfermagem com 17 vagas.

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES