Postado em 01/11/2019

Na segunda-feira: Drummond é o homenageado do projeto “Chá com Poesia”

Entrada é franca e livre para todos os públicos.

Na segunda-feira: Drummond é o homenageado do projeto “Chá com Poesia”

Considerado um dos mais destacados nomes do Modernismo no Brasil, o mineiro Carlos Drummond de Andrade é o homenageado da próxima edição do “Chá com Poesia”, que acontece na segunda-feira, 4, às 19 horas, na Biblioteca Municipal “Murilo Mendes” (Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro). Com entrada franca e livre para todos os públicos, o evento é tradicionalmente realizado na última segunda-feira do mês, mas foi adiado em virtude do recesso do Dia do Servidor Público, 28 de outubro.

No encontro, os participantes poderão recitar poemas de Drummond, escolhidos livremente, apresentar textos de autoria própria sobre o poeta ou inspirados nele. Também é possível participar apenas como ouvinte. A reunião sempre é iniciada com uma breve exposição sobre a vida e a obra do autor homenageado e tem participação especial do músico Thiago Miranda.

Natural de Itabira, Drummond era filho de pais ricos, estudou em colégios internos e chegou a ser expulso de um deles por insubordinação a um professor. Seguindo a vontade do pai militar, formou-se em Farmácia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), porém, jamais exerceu a profissão. Trabalhou como professor e tradutor de autores como Bertolt Brecht e Federico García Lorca, foi servidor público e passou por jornais, como editor e diretor. Mais tarde, passou a viver apenas de sua produção literária e por ela recebeu diversos prêmios.

Ainda na universidade, Drummond associou-se a um grupo de amigos para lançar “A Revista”, com o intuito de divulgar o Modernismo brasileiro. De grande sensibilidade, sua obra passa por fases distintas, e, entre as características marcantes, apontadas por especialistas, estão a preocupação com questões sociais e o sentimento do cotidiano.

O projeto “Chá com Poesia”, promovido pela Biblioteca Municipal “Murilo Mendes”, tem como objetivo divulgar a poesia, estimular a produção literária e promover autores. Em 2018, a ação recebeu o “Selo do Instituto Pró-Livro - Retratos da Leitura”, de São Paulo, sendo incluído na lista das dez melhores práticas brasileiras de incentivo à leitura, no segmento “Biblioteca”. O projeto foi criado há cinco anos e tem curadoria do escritor Jorge Lenzi.

Fonte: PJF

Concursos

Secretário escolar – PJF divulga lista de convocados para contratação


A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, nesta quinta-feira (7), a primeira lista de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de Secretário escolar, para atuar na rede municipal.

Concurso para Hospital Universitário da UFJF tem 35 vagas diretas mais cadastro reserva


O cargo com maior número de oportunidades é o de Técnico em Enfermagem com 17 vagas.

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES