Postado em 15/10/2019

Cientistas produzem pele com impressora 3D

Objetivo é tratar pessoas após acidentes ou queimaduras de grandes proporções.

Cientistas produzem pele com impressora 3D

Já é possível fabricar pele com impressora 3D – com a reposição de células da derme e da epiderme – para tratar pessoas após acidentes ou queimaduras de grandes proporções.

Cientistas do 3D.Fab, centro de pesquisas sediado em Lyon, na França, estão testando uma máquina que repõe pedaços de pele que se perderam após cortes e lesões.

O aparelho imprime células de verdade nas regiões afetadas. “Estamos realizando a experiência em porcos, que têm uma pele muito parecida com a nossa”, conta o bioquímico Christophe Marquette, responsável pelo projeto.

Como

Primeiro é feito o mapeamento com a ajuda de um scanner digital e os experts fazem uma projeção 3D no computador do trecho que foi afetado. Assim é possível ter exatamente as dimensões e a profundidade da perda.

Depois é feita uma preparação e o passo seguinte é extrair células das várias camadas da pele de uma outra parte do corpo que não foi atingida.

Esse material é purificado em laboratório e, depois, colocado dentro de uma impressora especial.

Na impressão, a máquina utiliza as informações do escaneamento para posicionar cada célula em fileiras, que se sobrepõem em camadas, até que a lesão esteja completamente tampada.

Se tudo der certo, os estudos clínicos envolvendo seres humanos devem começar em 2020, ou seja, já no ano que vem.

Fonte: Só Notícia Boa - Matéria Original

Com informações da Saúde Abril

Concursos

Secretário escolar – PJF divulga lista de convocados para contratação


A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou, nesta quinta-feira (7), a primeira lista de convocação dos candidatos aprovados no processo seletivo para contratação de Secretário escolar, para atuar na rede municipal.

Concurso para Hospital Universitário da UFJF tem 35 vagas diretas mais cadastro reserva


O cargo com maior número de oportunidades é o de Técnico em Enfermagem com 17 vagas.

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES