Postado em 04/10/2019

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda

Neste ano, a campanha foi dividida em duas etapas, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS).

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda

Começa na segunda-feira, 7, a “Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo”. Em Juiz de Fora, a vacina estará disponível nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), no Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal) e no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (DSMCA).

Neste ano, a campanha foi dividida em duas etapas, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). Dessa forma, de 4 a 25 de outubro, serão vacinadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses, 29 dias). Já a segunda fase, será realizada em novembro, entre os dias 18 e 30, e terá como público-alvo adultos com idade de 20 a 29 anos. No primeiro momento, o dia “D” será no sábado, 19 de outubro, e, no segundo, em 30 de novembro.

Este ano, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e do Ministério da Saúde, a vacinação será seletiva, ou seja, serão imunizadas pessoas que não tiverem as duas doses da vacina tríplice viral registradas no cartão vacinal. De acordo com o MS, estes dois públicos foram priorizados considerando que estão entre os mais acometidos pela doença nos casos registrados este ano.

Contraindicações da vacina

A vacina é contraindicada em registro de imunodeficiências congênitas ou adquiridas (clínica ou laboratorial grave), infecção pelo HIV em pessoas com taxas de CD4 (células do sistema imunológico) menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula.

Dose zero

Seguindo recomendação recente do Ministério da Saúde (MS), publicada em agosto deste ano, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Conforme orientação do MS, esta dose da vacina não é válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, com um ano deverá tomar a primeira dose, e com 15 meses a segunda, para que seja considerado imunizado.

Horário de funcionamento das salas de vacinação:


Unidades Básicas de Saúde

Funcionamento: Segunda a sexta-feira

Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h



PAM Marechal

Funcionamento: Segunda a sexta-feira

Horário: 8h às 15h30



Departamento da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA)

Funcionamento: Segunda a sexta-feira

Horário: 8h às 15h30

Fonte: PJF

Concursos

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

Secretaria de Educação publica mais mil nomeações de servidores


Efetivação de especialistas e professores contempla todas as Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.

Concursos: 16 órgãos abrem inscrições nesta semana para preencher mais de mil vagas


Nesta semana, 16 concursos abrem inscrições para preencher 1,1 mil vagas. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade em cidades de 7 estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Mato Grosso. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são convocados conforme novos postos forem abertos durante a validade do concurso.