Postado em 13/09/2019

Prorrogado o prazo para votação no Orçamento Participativo 2020 via aplicativo gratuito em JF

A população poderá opinar em qual área a Prefeitura de Juiz de Fora deverá investir mais recursos municipais no próximo ano.

Prorrogado o prazo para votação no Orçamento Participativo 2020 via aplicativo gratuito em JF

O prazo para votação no Orçamento Participativo 2020 foi prorrogado para o próximo dia 30. Através da “Consulta Pública”, disponível no aplicativo Colab, a população poderá opinar em qual área a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deverá investir mais recursos municipais no próximo ano. O resultado será incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser enviada para apreciação da Câmara Municipal em outubro. Clique neste link para votar: consultas.colab.

Como funciona a votação

A população poderá ajudar a escolher onde a PJF vai investir recursos da ordem de R$1,5 milhão em 2020. Entre as opções, estão:

- revitalização de parte do Complexo Mascarenhas (Praça Antônio Carlos e Mercado Municipal);

- construção de calçadões para pedestres nas ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira; revitalização da Praça da Estação;

- ampliação de programas sociais, culturais e esportivos, como Núcleo Travessia, Gente em Primeiro Lugar e Bom de Bola;

- realização de eventos culturais, como Carnaval e festas temáticas;

- construção de uma escola de educação infantil para crianças com idade entre 3 e 5 anos;

- obras de revitalização de uma unidade de atendimento à saúde.

Ao iniciar a votação do Orçamento Participativo pelo Colab, o cidadão vai encontrar perguntas, como quais são os problemas e os desafios para cidade; quais devem ser as áreas prioritárias para aplicação de recursos; e uma específica sobre qual obra deve ser realizada preferencialmente no próximo ano.

Os participantes também serão interpelados sobre a forma de consulta pública que consideram mais adequada para ser utilizada na realização do Orçamento Participativo do próximo ano. Em algumas questões, será possível registrar uma opinião descritiva.

Mecanismo democrático de participação popular

A adoção do Colab pela PJF é uma ação do “Gestão Inteligente”, nome adotado na cidade no programa “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, liderado pela Comunitas e presente em mais de dez cidades no país. Seu objetivo é a melhoria constante na prestação dos serviços públicos.

A plataforma Colab, que é de utilização livre e gratuita, já foi utilizada para pesquisas no mesmo sentido na cidade de Santos, no estado de São Paulo, e de Teresina, capital do Piauí. A Organização das Nações Unidas (ONU) também utilizou a plataforma recentemente para ouvir a população brasileira. Para evitar registros duplos e perfis falsos, o cadastro do Colab exige e certifica a veracidade de dados como o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do usuário.

Fonte: PJF

Concursos

SDS, Senai e Senac promovem cursos gratuitos


A Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac e o Senai, está disponibilizando cursos gratuitos.

22 concursos abrem inscrições nesta semana; veja lista


Ao menos 22 concursos públicos abrem inscrições para preencher mais de 9,8 mil vagas. Há oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade, em dez estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.

Concursos: 208 seleções estão abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas


208 concursos públicos estão com inscrições abertas para preencher mais de 20,7 mil vagas, com oportunidades para profissionais de todos os níveis de escolaridade e em diversos estados. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS E OPORTUNIDADES

Secretaria de Educação publica mais mil nomeações de servidores


Efetivação de especialistas e professores contempla todas as Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.

Concursos: 16 órgãos abrem inscrições nesta semana para preencher mais de mil vagas


Nesta semana, 16 concursos abrem inscrições para preencher 1,1 mil vagas. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade em cidades de 7 estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Paraná, Mato Grosso. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são convocados conforme novos postos forem abertos durante a validade do concurso.