Postado em 14/08/2019

“Agosto Dourado”: Banco de Leite promove ação sobre aleitamento materno nesta quinta em JF

O dourado faz alusão ao fato de o leite materno ser o alimento de ouro para o bebê, rico nutricionalmente e insubstituível para a criança.

“Agosto Dourado”: Banco de Leite promove ação sobre aleitamento materno nesta quinta em JF

Comemorando o “Agosto Dourado”, mês mundialmente dedicado à promoção do aleitamento materno, nesta quinta-feira, 15, o Banco de Leite Humano (BLH) promoverá ação no Calçadão da Rua Halfeld, na Praça João Pessoa. Das 9 às 13 horas, as profissionais do BLH darão orientações sobre aleitamento materno e doação de leite. Durante a ação, a equipe também esclarecerá dúvidas e receberá doações de potes de vidro, próprios para armazenar o conteúdo. Para garantir a segurança do leite que vai ser estocado, o corpo do recipiente deve ser de vidro, e a tampa, de plástico.

O dourado faz alusão ao fato de o leite materno ser o alimento de ouro para o bebê, rico nutricionalmente e insubstituível para a criança. De acordo com a enfermeira do BLH, Flávia Cobuci, a doação não diminui a quantidade de leite da lactante, pois, quanto mais é retirado, mais é produzido. “A doação é fundamental na vida dos bebês que, por algum motivo, não podem ser alimentados pela mãe. O Banco de Leite atende recém-nascidos internados em unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da cidade e região, salvando vidas com esse alimento”.

Para que as doações sejam realizadas de forma segura, o Banco de Leite orienta as lactantes quanto ao processo correto da coleta: “O método e os cuidados necessários são explicados por uma profissional e uma cartilha é entregue para a doadora junto com um recipiente esterilizado, para que a retirada do leite seja feita em casa. Caso haja alguma dificuldade, uma equipe estará disponível para auxiliar na coleta do material”, diz Flávia.

“Agosto Dourado”

O curso de gestante marcou o início das atividades do “Agosto Dourado”, que em Juiz de Fora é comemorado o mês inteiro. A programação vai contar, ainda, com um “mamaço” no Museu Mariano Procópio, com roda de conversa com as mães que frequentam o BLH e dança materna, finalizando as comemorações no próximo dia 31.

Fonte: PJF

Concursos