Postado em 18/07/2019

Guarda Municipal abre inscrição para caminhada nas trilhas do Imperador

Guarda Municipal abre inscrição para caminhada nas trilhas do Imperador

A Guarda Municipal, da Prefeitura de Juiz de Fora, está abrindo inscrições para a caminhada ecológica nas trilhas do Morro do Imperador. A atividade acontece no próximo dia 30, para 30 participantes. A subida terá início no alto da Rua Constantino Paleta, a partir das 9h30. Os interessados em conhecer o percurso e observar a cidade de um novo ângulo podem se inscrever pelo telefone 3690-5573 ou 3690-7137.

No trajeto, as pessoas poderão contemplar a vegetação da encosta, com densa área formada por bambuzal, observar a variação climática e de entrada de luminosidade do sol, bem como a proteção sonora oferecida pela mata, mesmo próximo às ruas do Centro da cidade. Em alguns pontos, passa-se bem próximo às rochas da formação. Ao final do trajeto, já na porção superior do Morro do Imperador, a cidade se descortina numa vista panorâmica e privilegiada.

A subida, com destino ao mirante, tem duração média de 45 minutos. Todo o caminho será supervisionado pela equipe da Guarda Municipal, que frequentemente percorre o local em rondas preventivas de segurança e monitoramento ambiental. Também haverá atendimento médico para qualquer eventualidade.

O objetivo da caminhada é sensibilizar os participantes sobre a preservação da área, que é um dos mais significativos patrimônios paisagísticos e históricos da cidade em plena área urbana. Através do conhecimento sobre o local, suas características e importância, a Guarda busca contribuir para a valorização do meio ambiente e da cultura da cidade.

Para melhor aproveitamento da caminhada, a Guarda Municipal dá algumas dicas importantes:

-A caminhada não é recomendada para menores de 12 anos e pessoas com problemas cardíacos (por se tratar de local íngreme e do esforço físico);

-Faça uma boa alimentação pela manhã ao sair de casa

- Use roupas leves e calce tênis;

. Evite: ir de bermuda e chinelo;

. É proibido fumar durante a caminhada;

. A caminhada começa na Rua Constantino Paletta e segue pela trilha até o mirante do Morro do Imperador. O percurso é íngreme. A duração da caminhada é de aproximadamente 45 minutos, com paradas para descanso e hidratação;

. Em caso de mau tempo, a caminhada será transferida para outra data.


* Informações na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania pelo telefone 3690-7086.

Fonte: Portal PJF