Postado em 20/06/2019

Atleta da UFJF é ouro no Sul-Americano de lançamento de dardos

Luiz Maurício, de 19 anos, alcançou o pódio ao bater o próprio recorde, elevando a marca de 70,04m para 71,17m.

O atleta do projeto Cria da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Maurício Dias, conquistou a medalha de ouro na categoria Dardos, na disputa do 43° Sul-Americano Sub-20 de Atletismo. Luiz Maurício, de 19 anos, alcançou o pódio ao bater o próprio recorde, elevando a marca de 70,04m para 71,17m. Além deste resultado, conseguiu a quarta colocação no lançamento de disco. O campeonato aconteceu no último final de semana, em Cali, na Colômbia.



Integrante do Cria/UFJF desde os 8 anos, o atleta se prepara para competir no Pan-Americano, entre os dias 14 e 16 de julho, na Cidade de San Jose, na Costa Rica. Segundo o melhor lançador de dardos da América do Sul, o projeto proporciona muito aprendizado sobre atletismo e um preparo qualificado para todos da equipe. “Estou muito feliz por participar de uma competição internacional, um sonho de criança. Mas não nego que é muita responsabilidade representar o Brasil e minha equipe”, diz.

Para o treinador e doutorando da Faefid, Jefferson Verbena, o ideal agora é manter performance, condição física e motivação do atleta para que ele possa dar o seu melhor e ampliar a marca alcançada. “Nossa preparação começou em outubro do ano passado e percebemos o desenvolvimento dele em todas as competições ao longo do ano. Essa semana é de descanso, mas, na próxima, os treinos voltam com toda a energia possível.”

“Ele é o cara!”, afirma o coordenador do Cria/UFJF, Jorge Perrout. O professor da Faefid aponta o quanto Dias é talentoso e o quanto o treinador Verbena é crucial para os resultados alcançados. “Ele está com a gente desde criança e o treinador dele é formado na Faefid, aluno de doutorado e reconhecido internacionalmente. Mas precisamos considerar que, apesar de todo o talento do Luiz, ele é resultado do trabalho oferecido pela Universidade pública. Desenvolveu-se com nossa ajuda e apoiado pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF.”

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o resultado alcançado pelo Luiz, embora pareça uma perspectiva de trajetória e vitória individual, representa o trabalho coletivo de muitos outros estudantes da Faefid, inclusive de pós-graduação, e professores, que por meio dos projetos de extensão, fazem com que diferentes jovens possam seguir um caminho no esporte. “Com o suporte e acompanhamento técnico qualificado que a UFJF oferece, as pessoas passam a ter mais oportunidades de acesso aos próprios direitos, entre eles o da prática esportiva.”


Fonte: UFJF

Concursos

Novos editais de seleção para professores substitutos da UFJF são divulgados


As vagas são destinadas aos Departamentos de Construção Civil, de Política e Ação do Serviço Social e de Letras, do campus Juiz de Fora; e ao Departamento de Ciências Naturais, do Colégio de Aplicação João XXIII.

UFJF abre seleção para cinco professores substitutos


Vagas são para faculdades de Medicina, Arquitetura, e Administração, e para Instituto de Ciências Humanas e Colégio João XXIII, todos em Juiz de Fora.

País tem 14,5 mil vagas abertas em 190 concursos públicos


Pelo menos 190 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta seguda-feira (1º) para preencher quase 14,5 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Mais de 160 concursos estão com inscrições abertas para preencher 14 mil vagas


168 concursos que estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (17) reúnem mais de 14 mil vagas, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. As oportunidades são para trabalhar em diversos estados pelo país. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Somente na Prefeitura de São Paulo (SP), um concurso com 1.737 vagas tem postos para pessoas com nível médio e superior de escolaridade.

UFJF abre concurso para técnico-administrativos em educação


São 21 vagas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.