Postado em 10/06/2019

PJF participa de simulado sobre emergência em barragens

Cerca de 350 pessoas das comunidades de Igrejinha e Vila São João Batista, que seriam potencialmente atingidas num possível rompimento, participaram do evento, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

PJF participa de simulado sobre emergência em barragens

A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou do simulado realizado no sábado, 8, pela Nexa Resources, sobre como agir num possível rompimento de barragem. Juiz de Fora possui duas represas de rejeitos, sob administração da Nexa: a da Pedra, que está sendo ampliada, e a dos Peixes, inativa desde 2007.

A Defesa Civil vem acompanhando o trabalho de segurança realizado pela Nexa. "Recebemos da empresa o Plano de Ação Emergencial (PAI), que desenvolve como seriam os trabalhos em caso de rompimento de barragem. Define a zona de autossalvamento, prepara para a evacuação do local, entre outros pontos. Hoje foi colocado em prática o que antes estava no papel", explica o coordenador e subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues.

Cerca de 350 pessoas das comunidades de Igrejinha e Vila São João Batista, que seriam potencialmente atingidas num possível rompimento, participaram do evento, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. O prefeito Antônio Almas também esteve no treinamento, acompanhando os trabalhos.

A Nexa colocou faixas, placas, passou carro de som e interrompeu o trânsito da BR- 267, para que a simulação acontecesse de forma completa e segura. Os moradores foram orientados quanto aos pontos de encontro e como eles devem agir em caso de necessidade de saída de emergência do local, para que se desloquem em segurança. De acordo com Jefferson, tudo saiu como planejado, incluindo detalhes mínimos, como os minutos para cada ação. O simulado final será feito em outubro, com a instalação definitiva das sirenes.

* Informações com a assessoria de comunicação da Defesa Civil através do telefone 2104-8776.


Fonte: PJF