Postado em 05/05/2019

Chuva de meteoros acontece neste domingo (5); saiba como observar

O evento tem até nome: é a Eta Aquarídeos, composta por pedaços do cometa Halley, que passou pelo Sistema Solar pela última vez em 1986 e só retornará em 2061.

Chuva de meteoros acontece neste domingo (5); saiba como observar

Prepare-se e chame os amigos! Teremos chuva de estrelas cadentes durante este fim de semana em vários pontos do hemisfério sul, incluindo o Brasil.

É a Eta Aquarídeos, uma chuva de meteoros composta por pedaços do cometa Halley, que passou pelo Sistema Solar pela última vez em 1986 e só retornará em 2061.

A Nasa estima que a intensidade da chuva terá até 40 meteoros por hora.

O fenômeno teve inicio na madrugada de sábado para domingo, 5 mas também pode ser visto na madrugada de domingo para segunda, 6.

Mas é preciso torcer para o céu estar limpo onde você está.

Melhor horário

Como a constelação de Aquário e o radiante da chuva de meteoros nascem por volta das 2h, é a partir deste momento que o fenômeno deve ser melhor visto.

Outro bom horário pra ver é no final da madrugada, início do amanhecer.

Apesar de ser mais visível neste fim de semana, a chuva de meteoros já está ocorrendo desde 17 de abril e deve acabar em 24 de maio, explica a Nasa, agência espacial norte-americana.

Para a EarthSky, publicação especializada em observação espacial, o momento ideal será a noite de sábado para domingo. Já para a Nasa, o pico de visibilidade deve ser entre a noite de domingo e segunda.

Como

Na madrugada deste domingo ou desta segunda, o que vai ocorrer é que a Terra vai chegar ao ponto mais próximo da órbita do cometa Halley, o que vai produzir a chuva de meteoros Eta Aquarídeos, a mais intensa até agora e, por isso, possível de ser vista.

As condições para o evento deste ano, no entanto, estão boas, pois a Lua está em sua fase nova.



Fonte: Só Notícia Boa - Matéria Original

Com informações do UOL

Concursos

Novos editais de seleção para professores substitutos da UFJF são divulgados


As vagas são destinadas aos Departamentos de Construção Civil, de Política e Ação do Serviço Social e de Letras, do campus Juiz de Fora; e ao Departamento de Ciências Naturais, do Colégio de Aplicação João XXIII.

UFJF abre seleção para cinco professores substitutos


Vagas são para faculdades de Medicina, Arquitetura, e Administração, e para Instituto de Ciências Humanas e Colégio João XXIII, todos em Juiz de Fora.

País tem 14,5 mil vagas abertas em 190 concursos públicos


Pelo menos 190 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta seguda-feira (1º) para preencher quase 14,5 mil vagas. Há oportunidades para todos os níveis de escolaridade.

Mais de 160 concursos estão com inscrições abertas para preencher 14 mil vagas


168 concursos que estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (17) reúnem mais de 14 mil vagas, para profissionais de todos os níveis de escolaridade. As oportunidades são para trabalhar em diversos estados pelo país. Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Somente na Prefeitura de São Paulo (SP), um concurso com 1.737 vagas tem postos para pessoas com nível médio e superior de escolaridade.

UFJF abre concurso para técnico-administrativos em educação


São 21 vagas para os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares.