Postado em 14/03/2019

Funcionários da Vale e engenheiros são presos novamente; Justiça nega habeas corpus

Onze dos 13 investigados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale S.A. foram presos nesta quinta-feira (14).

Funcionários da Vale e engenheiros são presos novamente; Justiça nega habeas corpus

Onze dos 13 investigados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale S.A. foram presos nesta quinta-feira (14) após se apresentarem no Departamento do Meio Ambiente da Polícia Civil, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Eles tiveram o habeas corpus negado pela 7ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nessa quarta-feira (13).

Os funcionários da Vale e da Tüv Süv foram presos em datas distintas, no mês de fevereiro, com pedido liminar de prisão temporária. No decorrer deste período, conseguiram liberação via Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas o TJMG decidiu pela prisão, novamente.

Com a decisão unânime, 11 funcionários da mineradora e dois da empresa terceirizada Tüv Süd tiveram que retornar para a prisão de forma temporária, cumprindo assim a decisão do juiz da comarca de Brumadinho, Rodrigo Heleno Chaves.

Os engenheiros da Tüv Süd atestaram a estabilidade da estrutura que rompeu em 25 de janeiro matando 203 pessoas e deixando outas 105 desaparecidas.

Para o desembargador Marcílio Eustáquio Santos a “prisão temporária é necessária ao bom andamento do inquérito policial no qual apura delito de elevada gravidade concreta”. As ordens judiciais serão encaminhadas à Polícia Civil para cumprimento.

A Justiça também negou os pedidos de prisão domiciliar das funcionárias Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis e Cristina Heloiza da Silva Malheiros. Elas fizeram a solicitação por terem filhos menores de 12 anos, porém os pedidos foram rejeitados por unanimidade.

Lista de habeas corpus negados


Artur Bastos Ribeiro

Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis Araújo

Cristina Heloiza da Silva Malheiros

Renzo Albieri Guimarães Carvalho

Joaquim Pedro de Toledo

Alexandre de Paula Campanha

Hélio Márcio Lopes de Cerqueira

Felipe Figueiredo Rocha

Makoto Manba

André Yum Yassuda

César Augusto Paulino Grandchamp

Rodrigo Artur Gomes Melo

Ricardo de Oliveira


Do TJMG



Fonte: Portal Minas