Postado em 11/03/2019

Árvore exótica vira atração no Parque Halfeld

Entre as mais de 200 árvores que compõem o conjunto paisagístico do Parque Halfeld, no Centro de Juiz de Fora, uma em especial tem chamado a atenção dos visitantes e virado destaque em selfies.

Árvore exótica vira atração no Parque Halfeld

Entre as mais de 200 árvores que compõem o conjunto paisagístico do Parque Halfeld, no Centro de Juiz de Fora, uma em especial tem chamado a atenção dos visitantes e virado destaque em selfies. É a abricó-de-macaco, uma espécie exótica com flores de tamanho grande, perfume marcante e coloração forte, que brotam em cachos pelo tronco. A engenheira florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Ana Maria Brandão Mendes, explica que a árvore floresce de setembro a março. “É uma velha conhecida de quem frequenta o parque, mas, neste ano, parece estar ainda mais exuberante”.

Essa também é a sensação da estudante Daniela Lacerda. “Sempre que passo por aqui, escolho este lado do parque para dar uma olhada nela. É linda!”. Já a pedagoga Ana Lúcia Mendes Guedes diminui um pouco o passo de modo que possa ver melhor o pé de abricó-de-macaco. “Encantador. Uma atração a mais para o Parque Halfeld”. Passeando com o neto, a pensionista Zenaide Bernardo engrossa o fã-clube da espécie. “Nunca tinha visto esse tipo flor. É uma planta maravilhosa!”

O abricó-de-macaco é uma árvore originária da floresta amazônica, sendo bastante usada em paisagismo urbano e de fazendas. No Parque Halfeld, está localizada atrás da barraca de sorvete, instalada em frente ao Palácio Barbosa Lima (Câmara Municipal). Seu nome científico é Couroupita guianensis. Além da flor encantadora, caracteriza-se por produzir frutos grandes, de formato arredondado, bastante apreciados por macacos. A espécie atrai abelhas, mamangavas e outros polarizadores.



Fonte: PJF