Postado em 07/03/2019

Concurso da Escola dos Sargentos das Armas

São 1100 vagas divididas em diferentes áreas com inscrições até 20 de março de 2019.

Concurso da Escola dos Sargentos das Armas

Foi publicado o edital para admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde, no âmbito da Escola de Sargentos das Armas (ESA).

As matrículas nos Cursos de Formação começam em fevereiro de 2020, com término em dezembro de 2021.

Vagas

São 1.000 vagas na área Geral/Aviação, 900 para candidatos do sexo masculino e o restante para candidatas do sexo feminino. Na área Geral, há vagas para as Qualificações Militares de Subtenentes/Sargento (QMS) de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Além de vagas para Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada e Manutenção de Comunicações (Topografia e Intendência).

São mais 40 vagas na área de saúde e, por fim, na área de Aviação, as vagas disponíveis são: Aviação - Manutenção e Aviação - Apoio. Há ainda 60 oportunidades para as áreas de Músico, nos naipes de Clarineta, Fagote, Flauta transversal, Oboé, Saxhorne, Saxofone, Tuba, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda, Trombone, Trompa, entre outros.

Para se candidatar é necessário ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a); ter ensino médio completo; possuir, no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade ou no mínimo, 17 e, no máximo, 26 anos, conforme a área a ser disputada; se militar da ativa das Forças Armadas (FA) ou das Forças Auxiliares (FAux), deve estar enquadrado nas condições expostas no edital; se do sexo masculino, ter, no mínimo, 1,60 m de altura (com exceção dos candidatos com até 16 anos de idade que possuírem altura mínima de 1,57 m); se do sexo feminino, ter, no mínimo, 1,55 m de altura; e não ser portador(a) de doença ou limitação incapacitante para o exercíciodo cargo.

As inscrições são feitas através do site da ESA (http://concurso.esa.eb.mil.br/site/) até o dia 20 de março de 2019, ou através de envio de documentação impressa. O valor da taxa é de R$ 95,00.

Fases

1- Prova escrita, versando sobre os assuntos relacionados no edital, prevista para 04 de agosto de 2019, avaliação de títulos, exame de habilitação musical e exame de aptidão física preliminar.

2- revisão médica, exame de aptidão física definitivo e comprovação dos requisitos biográficos.