Postado em 07/01/2019

Settra de Juiz de Fora registra queda de 11,38% no número de autuações em 2018

A queda no número de infrações é atribuída à fiscalização feita nas vias através dos equipamentos eletrônicos e das câmeras do Centro de Controle e Monitoramento.

Settra de Juiz de Fora registra queda de 11,38% no número de autuações em 2018

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) registrou 74.932 autuações em 2018. Em relação a 2017, quando houve 84.552 registros, houve redução de 9.620, ou 11,38%, no número de infrações, mantendo a tendência de queda dos últimos anos. Os dados são do Sistema de Gerenciamento de Infrações de Trânsito da Settra.

As faltas mais cometidas foram: estacionamento irregular (29.080), excesso de velocidade (28.244), avanço de sinal (5.069), transitar em local/horário não permitido pela regulamentação estabelecida pela autoridade – o que inclui as de faixas exclusivas (3.159), e uso de celular ao volante (2.507). O ranking das cinco faltas mais cometidas em 2017 registra excesso de velocidade, seguido de estacionamento irregular, avanço de sinal, uso de celular ao volante e falta do uso do cinto de segurança.

A queda no número de infrações é atribuída à fiscalização feita nas vias através dos equipamentos eletrônicos e das câmeras do Centro de Controle e Monitoramento (CCM), e também das constantes operações realizadas pelos agentes do Departamento de Fiscalização de Transporte e Trânsito (DFTT). Além dos trabalhos educativos realizados pela equipe de Supervisão de Educação para o Trânsito (Spet).

Equipamentos

Os equipamentos eletrônicos de fiscalização estão instalados na Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao Sport Club; nos cruzamentos da Avenida Brasil e Rua Benjamin Constant e na Avenida Doutor Paulo Japiassu Coellho, esquina com Rua Tom Fagundes. Em todos estes locais, funcionam nos dois sentidos.

Câmeras

As câmeras foram instaladas nos cruzamentos entre as avenidas Rio Branco e Brasil, Rio Branco e Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco e Getúlio Vargas, Rio Branco e Rua Marechal Floriano Peixoto, Francisco Bernardino e Rua Marechal Deodoro, Rio Branco e Francisco Bernardino, Francisco Bernardino e Rua Benjamin Constant, Rio Branco e Presidente Itamar Franco, Presidente Itamar Franco e Rua Monsenhor Gustavo Freire, Rio Branco e Doutor José Procópio Teixeira, Rua Benjamin Constant e Avenida Brasil e Barão do Rio Branco e Rua Doutor Romualdo, Avenida dos Andradas.

Dados de 2017

Excesso de velocidade: 43.333

Estacionamento irregular: 27.400

Avanço de sinal: 4.892

Uso de celular ao volante: 2.131

Falta do uso do cinto de segurança: 1.287

* Informações com a Assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito pelo 3690-7767.



Fonte: PJF