O paracetamol está na lista de medicamentos básicos para os quais qualquer sistema de saúde deve ter acesso. Esta lista de medicamentos essenciais é preparada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Entretanto, como todo medicamento, pode provocar efeitos colaterais, portanto vamos orientar sobre as indicações e contraindicações do paracetamol.

Foi descoberto em 1877 na Alemanha. Atualmente, é um dos medicamentos mais utilizados para combater a febre e para reduzir a dor no Brasil, Europa e nos Estados Unidos.

Por outro lado, nos países em desenvolvimento, o preço do paracetamol é mais baixo que nos países desenvolvidos. Leia Mais
Postado em 07/10/2019

Como reduzir a chance de ingerir agrotóxicos nos alimentos, segundo especialistas Se você quer tirar o agrotóxico dos alimentos que compra, saiba que não existe um método 100% eficaz, segundo todos os especialistas ouvidos pelo G1.

Isso porque existem resíduos que podem estar na casca de frutas e legumes, que são mais fáceis de serem retirados, e também existem resquícios de medicamentos e agrotóxicos que podem estar dentro do organismo de frutas, hortaliças e animais abatidos, que não são possíveis de serem eliminados.

'É possível eliminar de 80 a 90% do que está na superfície do alimento. O que entrou, está lá na polpa, não tem como retirar', explica o clínico geral e nutrólogo Roberto Navarro.

O professor de toxicologia da Universidade de São Paulo (USP) Ernani Pinto explica que isso não significa correr riscos de intoxicação. O motivo é que existem legislações que impõem limites que seriam toleráveis para consumo dos resíduos desses produtos químicos. Leia Mais

Postado em 07/10/2019