É uma doença pouco conhecida, causada por um vírus também pouco famoso, o vírus linfotrópico de células-T humanas (HTLV-1, da sigla em inglês para human T-cell lymphotropic vírus), do qual o Brasil é um dos campeões mundiais em número absoluto de portadores, com pelo menos 800 mil pessoas infectadas - número que pode chegar a 2,5 milhões, dependendo da fonte. No mundo, estima-se algo entre 10 e 15 milhões de portadores.

Ele faz parte da família dos retrovírus humanos (Retroviridae) - foi o primeiro desse grupo a ser descoberto, em 1980 - a mesma do seu primo mais popular, o HIV, causador da aids.

'Ele se integra no nosso DNA e pode ser transmitido', explica Jorge Casseb, médico do Ambulatório de HTLV e professor do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (USP). Leia Mais
Postado em 03/01/2019

Benefícios do chá verde para a saúde dental Além dos benefícios que o chá verde oferece à saúde dental. Graças às suas propriedades, também ajuda a tratar a diabetes, e inclusive problemas mentais ou neurológicos.

Além disso, também oferece benefícios na área estética e da beleza, já que é um grande antioxidante e emagrecedor. Costuma ser incluído, por exemplo, em cremes capilares ou corporais, assim como em tônicos para a pele. Leia Mais

Postado em 03/01/2019